Cotidiano
Bancos de sangue do Paraná necessitam de doadores
Os bancos de sangue do Paraná estão necessitando de doações, pois os estoques estão baixando. Com a vinda das festividades de fim de ano, muita gente viaja, não realiza a doação e os estoques diminuem. O Hemepar, que atende 23 hospitais em todo o Paraná, fica aberto até o sábado (31), aguardando doadores.
A maior necessidade é de sangue dos tipos O+, O- e A-. A diretora do Hemepar, Liana Labres, explica quais são as condições físicas necessárias para quem quer doar:
- Estar bem de saúde
- Não estar tomando nenhuma medicação controlada
- Não ter feito nenhuma cirurgia nos últimos três meses
- Não ter feito nenhuma tatuagem ou colocação de piercing nos últimos seis meses
A pessoa que deseja fazer a doação de sangue deve agendar o atendimento pelo site do Hemepar. Assim, o tempo é racionalizado tanto para a pessoa que vai doar, quanto para a organização do trabalho no local.
IMPRUDÊNCIA NAS ESTRADAS
Com a chegada do fim do ano e das férias, há mais pessoas e veículos nas estradas, o que já é um fator para o aumento na quantidade de acidentes. Mas, a imprudência persistente dos motoristas, que sabem que estão descumprindo regras de trânsito, fazem os acidentes se multiplicarem ainda mais.
Com isto, aumenta também a quantidade de feridos e a consequente necessidade de sangue para atender esses pacientes de traumas agudos nos hospitais. Por todos esses fatores, que reduzem a quantidade de doações, mas aumenta a necessidade de sangue, o Hemepar pede às pessoas doem sangue antes de viajar, para garantir os estoques do Hemepar e que atendem diversos hospitais em todo o Estado.
Texto e foto: reprodução/RIC Mais
Comentários