Cotidiano

Atletas paranaenses conquistam 11 medalhas em mundial escolar realizado na Sérvia

Chegou ao fim a edição 2025 do Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo para atletas de até 15 anos, que reuniu milhares de jovens em Zlatibor, na Sérvia, entre os dias 4 e 14 de abril.

 

O Brasil encerrou a participação entre os três primeiros colocados no quadro de medalhas geral, com 137. Os paranaenses colaboraram com 11 (4 ouros, 2 pratas e 5 bronzes). Além disso, 6 das 11 medalhas são de atletas ou treinadores apoiados pelo Governo do Estado, por meio do Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) ou do Proesporte.

 

A delegação brasileira contou com a participação de 20 alunos-atletas paranaenses, fruto da parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e a Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR), filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

 

O evento acontece a cada dois anos com 25 modalidades, sendo quatro paradesportivas, e tem como objetivo promover o espírito esportivo, a integração entre nações e o desenvolvimento do esporte escolar ao redor do mundo.

 

“É gratificante ver todo o esforço e planejamento do Governo do Paraná sendo refletido nos resultados. Esse ciclo, que começa na fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná e pode culminar em uma participação internacional, como foi o caso da Gymnasiade na Sérvia, mostra a força do nosso sistema esportivo”, afirma Clésio Prado, diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, responsável pelos programas de incentivo ao esporte.

 

“Ver jovens do nosso estado representando o Brasil e conquistando medalhas no cenário mundial é a realização de um sonho coletivo — dos atletas, das famílias, das escolas e de todos os envolvidos na política pública do esporte”, acrescenta.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários