Cotidiano

Atletas do Paraná ganham 31 medalhas nos Jogos da Juventude 2023

O Paraná conquistou 16 medalhas de ouro, 18 de prata e 21 de bronze nos Jogos da Juventude 2023, encerrados nesse domingo (17), em Ribeirão Preto. Foram 14 dias de competição em 17 modalidades esportivas. As 55 medalhas arrebatadas pelos paranaenses na edição 2023 dos Jogos da Juventude posicionaram o Paraná em quarto lugar geral, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

 

Formada por 200 integrantes, a delegação paranaense incluiu 71 atletas bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica. Eles conquistaram, ou ajudaram a conquistar, 31 das 55 medalhas arrebatadas pelo Estado (56%). Foram sete das 16 de ouro (43%), 10 das 18 de prata (55%) e 14 das 21 de bronze (66%). A participação do Paraná foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees).

 

O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

 

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e realizados em Ribeirão Preto (SP), os Jogos da Juventude reuniram mais de 4 mil atletas campeões estaduais dos Jogos Escolares de todas as unidades da federação, competindo em 18 modalidades esportivas. Em 2024 os Jogos da Juventude serão realizados em Blumenau, em Santa Catarina. Na próxima semana, será realizada uma reunião em São Paulo para discutir o regulamento de 2024, e algumas sugestões serão apresentadas para a melhoria da competição.

 

Márcia Tomadon, chefe da delegação paranaense em Ribeirão Preto, considerou que o Paraná teve uma grande participação. “O atletismo foi muito bem, com cinco medalhas de ouro, e nas modalidades coletivas os dois vôleis (quadra e praia) ficaram entre os três melhores do Brasil. O destaque foi o vôlei de praia feminino, campeão após vencer o Rio de Janeiro”, disse.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários