Cotidiano

Atleta do Paraná conquista ouro e é destaque no Campeonato Brasileiro de Judô

O Campeonato Brasileiro de Judô (CBJ) levou mais de mil pessoas ao Ginásio de Esportes do Tarumã, em Curitiba, neste fim de semana, para acompanhar lutas femininas e masculinas de atletas de 13 a 15 anos, de todos os estados.

 

Um dos destaques foi o desempenho da atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, Alessandra Barbosa. Ela conquistou o ouro na categoria sub-13. No campeonato do ano passado, ela ficou com o bronze.

 

“Não tenho como expressar em palavras tamanha alegria. Neste ano muita coisa mudou, o foco, os treinos, a dedicação quase que exclusiva para estar entre as melhores do Brasil e porque não das Américas”, disse Alessandra.

 

Em 2023, ela já conquistou o Pan-Americano de judô, o Brasileiro, a seletiva paranaense, as duas etapas já realizadas do Campeonato Paranaense e a Copa Paraná, além dos vice-campeonatos da seletiva nacional sub-13, do Brasileiro Região V e dos Jogos Escolares do Paraná.

 

O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (Sees), é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País.

 

O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários