Cotidiano
Apoio à industrialização das cidades do Paraná e suporte às empresas estimulam economia
O Governo do Paraná atuou em várias frentes de trabalho em 2024, sempre focadas na industrialização, capacitação, apoio a microempresas e empresas de pequeno porte, desburocratização, inovação e sustentabilidade. A articulação feita pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) com outras entidades públicas e privadas contribuiu para fortalecer o trabalho integrado do Estado com os municípios.
A industrialização no Interior é um dos pilares da atuação da SEIC e, neste ano, o Programa Barracões Industriais se consolidou como uma das principais ações da Pasta. Neste ano, 160 cidades foram contempladas com barracões, que estão em fase de cadastramento, construção ou em análise para formalização de convênios.
A parceria com a Secretaria estadual das Cidades (Secid) é fundamental para essa ação, pela qual o governo oferece infraestrutura adequada para a instalação de indústrias nos municípios, facilitando a atração de investimentos e estimulando o empreendedorismo local.
Além disso, a SEIC atuou para fortalecer ainda mais o programa Paraná Competitivo, uma das principais iniciativas voltadas à atração de novos investimentos produtivos e à expansão de empreendimentos já instalados no Estado. Em 2024, os 15 Núcleos Regionais da Secretaria, espalhados por todo o Estado, intensificaram suporte personalizado às empresas locais.
Os profissionais da pasta vão até o empresário para apresentar detalhadamente os incentivos dados por meio do programa e buscam qual a melhor linha de atuação do Paraná Competitivo para atender a empresa.
Eles também atuam para integrar empresas, entidades de classe e o poder público. Os profissionais participam de reuniões das associações municipais para ouvir os anseios do empresariado e expor as ações e programas do governo que podem contribuir para atender as necessidades. Uma vez identificada a demanda, a SEIC, além de suas próprias ações, faz a articulação com outras secretarias estaduais para encaminhar soluções. Tudo isso colabora com o ambiente de crescimento econômico do Estado.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários