Cotidiano

Aos 93 anos, moradora do Alto Porã dá show de vitalidade; conheça a história de Crescência Bussolo Marcelino

created by Polish

Nascida em Orleans/SC, dona Crescência Bussolo Marcelino tem 93 anos, mas uma vitalidade de jovem. Mesmo com a idade avançada, ela faz atividades que muitas pessoas idosas nem ousam fazer.

 

EXEMPLO

 

Cercada sempre com o amor e supervisão dos familiares, a mulher tem uma vida muito ativa. Crescência levanta cedo, com o sol não tão forte, sempre que possível, e vai até sua horta cuidar das verduras e legumes, de onde vem sua alimentação saudável sem agrotóxicos.

 

A dona de casa ainda é craque na costura, bordado, crochê, tricô, entre outros trabalhos manuais. Também, o que mantém sua alegria de viver o dia a dia é tomar seu chimarrão e bater um bom papo com suas vizinhas.

 

Além de um chimarrão, ela sempre toma um café reforçado. Todos os dias os filhos, na medida do possível, estão na casa dela e a presença dos familiares a mantém alegre e feliz.

 

HISTÓRIA

 

Ainda jovem, a matriarca da família saiu de Santa Catarina e veio morar na comunidade Água Fria e, logo depois, na localidade Sabugueiro, em Ivaiporã. Após os sete filhos se casarem, ela e seu marido, Aparício Marcelino, foram morar na cidade de Manoel Ribas, sendo que foram muito participativos na igreja matriz Santo Antônio.

 

Após o falecimento de Aparício, a dona de casa voltou a morar no Sabugueiro e, na sequência, se mudou para o distrito de Alto Porã, em Ivaiporã, onde mora até hoje.

 

Ela ainda é um exemplo de católica. Sempre que possível, ela vai para a igreja e durante muitos anos teve sua participação ativa como ministra da eucaristia em Alto Porã.

 

FAMÍLIA

 

Crescência tem uma família grande e consolidada, com sete filhos, 20 netos e 29 bisnetos, sendo que já está ansiosa na espera de mais um bisneto.

 

Grande parte da família de Crescência mora no município de Manoel Ribas e no distrito do Alto Porã.

 

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias

Foto: arquivo pessoal

Comentários