Cotidiano

Alunas de Manoel Ribas e Nova Tebas são finalistas do projeto Geração Atitude

As alunas Bianca da Silva Marquezini e Letícia Heerdt Vandresen, do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper de Manoel Ribas, e a estudante Vanessa Stipp Pinto, do Colégio Estadual do Campo Vinicius de Moraes de Nova Tebas, foram as três dos 32 finalistas do Projeto Geração Atitude.

 

Bianca apresentou o projeto “Institui o Programa Cidades Carbono Zero, que tem por objetivo a redução de CO2 na atmosfera para garantir qualidade de meio ambiente”, Letícia levou o projeto “O Programa Riqueza Menstrual, que tem por objetivo disponibilizar absorventes para as alunas de Ensino Médio de escolas públicas” e Vanessa criou o projeto “Contratação de Profissionais da Área de Psicologia para Atuação nas Escolas Estaduais do Paraná”.

 

PROJETO E GANHADORA

 

Os olhares atentos a cada detalhe e a curiosidade comum às novas descobertas marcaram o desembarque no Palácio Dezenove de Dezembro – que abriga a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – dos 32 alunos finalistas da edição 2022 do Projeto Geração Atitude, idealizado pela Casa de Leis em parceria com Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado da Educação.

 

Os escolhidos, ao lado dos professores orientadores de seus projetos de lei, integram a Caravana da Cidadania e até sexta-feira conhecerão a estrutura e o funcionamento de todos os Poderes do Estado, além de visitas à pontos turísticos da capital paranaense, como premiação à participação no Geração Atitude de 2022. Eles foram selecionados entre 207 inscritos no projeto.

 

Pela manhã, após uma breve visita às instalações da Assembleia Legislativa, os alunos se reuniram no Plenário localizado no Centro Legislativo Presidente Anibal Khury e acompanharam com muita atenção à palestra do diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, sobre o trabalho dos parlamentares e a importância da Assembleia e das leis aprovadas na vida dos paranaenses.

 

Com a aula dada, os alunos assumiram seus postos como Deputados Mirins e cada um teve a oportunidade de defender o seu projeto de lei, que passaria pelo crivo de seus pares. Os participantes votaram no painel eletrônico, da mesma forma que os deputados paranaenses. Todos os 32 projetos foram aprovados.

 

Após a pausa para o almoço, os alunos retornaram à Assembleia Legislativa para o momento mais aguardado: o anúncio do projeto vencedor que poderá ser colocado em votação e se tornará lei no Estado do Paraná.

 

Coube ao presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, anunciar a aluna Thayssa Dias Cruz, do Colégio Cívico Militar Moysés Lupion, de Antonina, como vencedora da edição 2022 do Geração Atitude. Ela propôs a instituição do Dia da Cultura Caiçara no Estado do Paraná, a ser comemorado no dia 19 de fevereiro. O projeto seguirá os trâmites da Casa até ser levado a Plenário para aprovação dos deputados e, posteriormente, à sanção do Governador do Estado para se tornar lei.

 

PROJETO RECONHECIDO

 

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, lembrou que o projeto Geração Atitude, ao lado de outras duas iniciativas da atual Mesa Legislativa, o Parlamento Universitário e o Aplicativo Agora é Lei, é reconhecido nacionalmente e serve de inspiração para outras Assembleias Brasil afora. “O Projeto Geração Atitude já foi premiado nacionalmente como o melhor Projeto para a Cidadania pelo Conselho Superior do Ministério Público Nacional. É um projeto que só tem o seu sucesso alcançado devido a participação efetiva dos professores, dos alunos e pelo envolvimento dos poderes estaduais, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e Secretaria de Educação”.

 

O presidente parabenizou os 32 finalistas, que receberam o seu certificado de participação, e também todos os 207 projetos inscritos no programa. “É um orgulho para o Poder Legislativo receber todos neste dia. Quero parabenizar vocês pela participação, pelo empenho e principalmente pelo despertar do exercício da cidadania, que é o nosso grande objetivo, que é fazer com o que os nossos jovens, dentro das salas de aula, possam despertar o interesse pela vida política para que algum dia, quem sabe, possam estar ocupando o nosso lugar aqui na Assembleia. E tudo isso nasce nos bancos escolares”.

 

CARAVANA

 

Nesta quarta-feira (9) os alunos e professores têm compromisso agendado no Ministério Público, a partir das 9h20 e à tarde farão uma visita ao Museu Oscar Niemeyer. Na quinta-feira, a Caravana da Cidadania chega ao Tribunal de Justiça pela manhã e o período da tarde está reservado para uma visita aos principais pontos turísticos de Curitiba.

 

Texto e foto: reprodução/Alep, com edição jornalista Lucas Herdt/NH Notícias

Comentários