Agronegócio
Agronegócio lidera pedidos de recuperação judicial no Brasil em 2025

O agronegócio foi o setor com o maior número proporcional de empresas em recuperação judicial no Brasil ao fim do quarto trimestre de 2025. Os dados fazem parte do Monitor RGF de Recuperação Judicial, que acompanha a evolução financeira das empresas brasileiras a partir de informações oficiais da Receita Federal.
Segundo o levantamento, o pilar da agropecuária encerrou o período com 493 empresas em recuperação judicial, crescimento de 14,2% em relação ao trimestre anterior. O Índice RGF de Recuperação Judicial (IRJ) do setor alcançou 13,53, o mais alto entre todos os segmentos da economia analisados.
O IRJ mede a proporção de empresas em recuperação judicial a cada mil companhias em atividade. Na média nacional, o índice ficou em 2,13.
Dentro do agronegócio, o cultivo de soja liderou em número absoluto de pedidos, com 217 empresas em recuperação judicial. Em seguida, aparecem a criação de bovinos para corte, com 84 casos, e o cultivo de cana-de-açúcar, com 50 registros.
De acordo com o Monitor RGF, o desempenho do setor “reforça a vulnerabilidade do segmento, pressionadas por adversidades climáticas, oscilações de preço e crédito restrito”.
O sócio da RGF especialista em reestruturação, Rodrigo Gallegos, afirma que o cenário observado no fim de 2025 é resultado do acúmulo de dificuldades financeiras ao longo do ano. Em avaliação apresentada no relatório, ele aponta que empresas chegaram a um limite financeiro.
Texto e foto: reprodução/Canal Rural, com edição NH Notícias








Comentários