Agronegócio
Adapar destaca ações de saúde animal e sanidade vegetal na Expovale, em Ivaiporã
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) marca presença na 20ª Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí (Expovale), em Ivaiporã, destacando iniciativas de saúde animal e sanidade vegetal. O espaço oficial do Estado na feira atrai visitantes com demonstrações práticas e materiais educativos que reforçam o compromisso do Paraná com a defesa agropecuária.
No espaço da Adapar na feira, o controle da raiva dos herbívoros está em evidência, com destaque para os trabalhos de captura de morcegos hematófagos como medida de mitigação de casos no Estado. Outras ações apresentadas incluem a atualização de rebanhos, a sanidade dos suínos e a vigilância contra a influenza aviária, reforçando a importância de medidas preventivas no setor pecuário e na manutenção do status sanitário.
Na sanidade vegetal, o greening, principal doença dos citros, é o tema central. Além de informações sobre o psilídeo vetor da doença (Diaphorina citri), o público conhece a vespa parasitoide Tamarixia radiata, utilizada no controle biológico da praga.
“Os trabalhos da Adapar estão sendo mostrados na Expovale, em Ivaiporã, consolidando a feira como um espaço para disseminar conhecimento técnico e engajar o público na defesa agropecuária do Paraná”, destaca Paulo Jorge Pazin Marques, chefe da Divisão de Vigilância e Prevenção de Pragas da Fruticultura, que atua diretamente na exposição.
O espaço da Adapar também apresenta materiais utilizados em atuações oficiais e outras experiências práticas.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários