Cotidiano

Abril começa chuvoso e traz temperaturas mais amenas ao Paraná

Abril, no Paraná, é um mês de muita chuva no Oeste, Sudoeste e Litoral, e pouca chuva no Vale do Ribeira e Norte Pioneiro. É um mês de temperaturas médias de 15°C no Sul, 17°C na Capital e 23°C no Oeste e Noroeste. Mas a previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que, em algumas regiões, a chuva e a temperatura vão ficar diferentes da média em abril de 2025: no Interior do Estado deve chover menos, e na metade Norte do Estado as temperaturas ficarão mais altas do que a média.

 

A previsão pé que a maior parte das chuvas de abril ocorrerá nos primeiros dez dias do mês. “Um sistema frontal na altura do Sul do país deve se deslocar para o oceano. Apesar do eixo não avançar sobre o Estado do Paraná, a presença dela contribui com a formação de linhas de instabilidade”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

 

“Nos próximos dias a presença dessas frentes frias deve ser mais frequente. Com isso teremos uma semana com tempo bastante abafado e chuva ocorrendo principalmente durante as tardes, não se descartando que ela venha com força em alguns momentos”, complementa.

 

CHUVA

 

Historicamente, no mês de abril, chove mais no Oeste, Sudoeste e Litoral, e chove menos no Vale do Ribeira e no Norte Pioneiro. A média histórica de acumulado de chuva em abril em Cascavel é de 140 mm, em Guaraqueçaba é de 190 mm, em Londrina é de 87 mm e em Curitiba é de 84 mm. No Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais a previsão para abril é de que a chuva siga a média. No Interior, entretanto, choverá menos em 2025 do que a média histórica.

 

“Para o setor Norte a questão da chuva ficar abaixo da média trará uma diferença pouco significativa, já que a média histórica já é baixa: de 80mm a 100mm. É bem provável que o agricultor ainda sofra com a falta de chuva. No Oeste e Sudoeste, apesar da chuva prevista ser ainda abaixo da média, essa média é alta. Deve chover mais do que no mês de março, o que pode trazer um alento para o agricultor”, detalha Braun.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários