Cotidiano
Abaixo-assinado na Aldeia Indígena Ivaí de Manoel Ribas autoriza volta de indígenas e extinção do povoado Serrinha
Um abaixo-assinado organizado pela liderança da Aldeia Indígena Ivaí de Manoel Ribas, comandada pelo cacique Domingos Zacarias, deu um novo capítulo para resolver o conflito que deixou feridos no último sábado (4).
O documento, que teve o apoio do vice-cacique Reinaldo Ninvaia e da diretoria da Associação, reuniu mais de 800 assinaturas, e também foi discutido na reunião com autoridades nessa segunda-feira (6).
Conforme o cacique, ao NH Notícias, o abaixo-assinado coloca como extinta o povoamento Serrinha e de qualquer tipo de povoado no interior da terra indígena. Ele ainda autoriza a volta dos indígenas que faziam parte do povoado da Serrinha para a Aldeia Ivaí, com exceção de 16 famílias:
AILSON ALVES
VALMIR OLIVÉRIO
JOSÉ CARLOS ALVES
JOSÉ MENDES
IRINEU PANTU
SÉRGIO ALIPIO
OSMILDO BERNARDO
VALDECIR PADILHA
GENÉZIO PANTU
AMILTON OLIVÉRIO
ADELVINO FELIPE
JOÃO RAFAEL BRUM
ROZILDA CRISPIM
JOAQUINA OLIVÉRIO
ALCEU ALIPIO FLORÊNCIO FERREIRA
DANIEL MATHIAS
A proibição da vinda dessas famílias listadas acima se deu por conta de que elas se envolveram diretamente no conflito com armamentos, como foice, facão e armas de fogo. E, assim, com essa proibição, querem preservar a integridade de todos da Aldeia Indígena Ivaí.
Membros da Aldeia ainda seguem internados, como é o caso do professor Osvaldo (foto), que teve ferimentos graves e está internado em Apucarana.
Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: reprodução
Comentários