Cotidiano
8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa define prioridades para envelhecimento

Após três dias intensos de muitos debates, propostas discutidas e momentos culturais, foi encerrada a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Paraná, realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu.
O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de conselhos municipais para discutir o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O encontro foi promovido pelo Governo do Estado do Paraná e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR). Ele debateu propostas para o fortalecimento de políticas públicas, e elegeu delegados que representarão o Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI).
Além das propostas construídas em grupo, a conferência também elegeu 47 delegados titulares e 19 delegados suplentes, que irão representar o Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, organizada pelo Governo Federal. Os representantes levarão as prioridades definidas no evento estadual e fortalecerão o debate em âmbito nacional.
Entre as principais pautas discutidas, estão a criação de novas fontes de financiamento para a ampliação e garantia dos direitos sociais da pessoa idosa; o fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral; a implementação de estratégias de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar; a promoção da participação social e do protagonismo das pessoas idosas considerando as múltiplas velhices existentes e a consolidação da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias









Comentários