Cotidiano

Governador apresenta potenciais turísticos do Paraná na abertura do Festival das Cataratas

18ª edição, o Festival das Cataratas promoveu, na noite desta quarta-feira (31), no Hotel Recanto Cataratas, a solenidade de abertura do evento. Contou com a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, Daniela Carneiro, ministra de Turismo do Brasil, e Sofía de Montiel de Afara, ministra do Turismo do Paraguai.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou uma série de ações do Estado voltadas ao turismo paranaense e destacou o bom momento do setor durante a abertura do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios. O evento iniciou nessa quarta-feira (31) e segue até a sexta-feira (2) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com a expectativa de receber 8 mil visitantes.

 

O Paraná registrou o maior avanço do setor em volume de turistas no mês de março no Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro. O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura estão entre as principais iniciativas para impulsionar o turismo, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz, ressaltou o governador. “Duas ferramentas básicas fazem com que o setor cresça: infraestrutura e uma boa prestação de serviços, que são primordiais para que os visitantes venham, retornem a ainda falem bem dos nossos atrativos”, disse. 

 

Recentemente, foram anunciados duas novas rotas entre a capital paranaense e Montevidéu, no Uruguai, da Azul, e entre Foz do Iguaçu e Lima, no Peru, da Latam.

 

NOVAS AÇÕES 

 

O Governo do Estado encaminhou neste mês para a Assembleia Legislativa do Paraná um pacote de ações, composto de cinco projetos de lei, para ampliar o fomento e o incentivo ao turismo e melhorar a infraestrutura turística. Os textos propõem a criação de cinco programas: Paraná+Viagem, Paraná+Eventos, Paraná+Sinalizado, Paraná Turismo+Seguro e Paraná Turismo+Infra.

 

Eles têm como objetivo ampliar a participação dos 399 municípios no turismo de eventos, modernizar a infraestrutura e vigilância dos espaços públicos e viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turísticos. Os textos partiram de estudos feitos pela equipe da nova Secretaria de Estado de Turismo (Setu), que mapeou as principais necessidades e oportunidades para o setor.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários