Cotidiano

Ocorrências de incêndio ambiental registram alta de 23% no Paraná

A cada duas horas, em média, um incêndio ambiental é registrado no Paraná. Pelo menos assim tem sido em 2023, com o Corpo de Bombeiros tendo atendido mais de 1,5 mil ocorrências desse tipo em menos de cinco meses. 

 

Nesta semana, inclusive, tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiram alertas sobre a baixa umidade e o risco de incêndio em diversas regiões do estado. Na comparação com o ano passado, verifica-se ainda um expressivo aumento nos registros neste ano em relação ao ano passado.

 

Os dados, levantados pelo Bem Paraná através do Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM-CCB), mostram que desde o começo do ano até segunda-feira (15) já foram registradas 1.569 casos de incêndio em vegetação no estado. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando haviam sido anotadas 1.212 situações desse tipo, verifica-se um aumento de 22,75% no número de ocorrências.

 

Até aqui, o mês de abril foi o que teve mais registros em 2023, com 484, e o mês de março aparece logo na sequência, com 332. Em maio, no entanto, já foram anotados 291 incêndios em apenas 15 dias, o que indica uma tendência de alta nas ocorrências: em 2022, por exemplo, o quinto mês do ano havia concentrado 90 casos em sua primeira metade, o que representa uma alta de 223% na comparação de maio de 2023 com o mesmo mês e período de 2022.

 

Nesse domingo (14), inclusive, tanto o Inmet como o Simepar divulgaram alertas sobre o risco de incêndios florestais no estado. No caso do Inmet, trata-se de um alerta laranja para baixa umidade (variando entre 12 e 20%) e risco de incêndios em 132 municípios na Região Metropolitana de Curitiba, Sudeste Paranaense, Centro-Sul paranaense, Norte Paranaense e Norte Pioneiro do Paraná. O restante do Estado, onde a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, está em alerta amarelo.

 

Já no caso do Simepar, o mapa que indica o risco de incêndios florestais em todas está vermelho (risco muito alto) em quase todas as regiões do Paraná, exceto o litoral do estado e a região oeste (com risco alto). O cenário é válido até às 14 horas desta terça-feira (16).

 

Texto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias

Foto: reprodução/ilustrativa

Comentários