Agronegócio

Casa Familiar Rural de Cândido de Abreu promove dia especial de integração e conhecimento

A Casa Familiar Rural de Cândido de Abreu realizou, na nessa quinta-feira (18), um importante encontro voltado à integração entre escola, famílias, comunidade e parceiros institucionais. O evento reforçou um dos pilares da Pedagogia da Alternância: a participação ativa dos pais e responsáveis no processo de formação dos jovens, reconhecendo que a educação se fortalece quando família e escola caminham juntas.

 

Além da expressiva presença dos pais e familiares dos estudantes, o encontro contou com a participação do vice-prefeito Rodrigo, da secretária municipal de Educação, Claudete Blan, acompanhada de sua equipe, do secretário de Agricultura, Celso, da secretária de Meio Ambiente, Darci, também com suas equipes, e do vereador Marcelo, demonstrando o apoio e a parceria do poder público com as ações desenvolvidas pela instituição.

 

Após a recepção dos participantes e as falas das autoridades, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pela Casa Familiar Rural no último ano. Em seguida, os visitantes percorreram diversos estandes organizados pelos alunos do 2º e 3º anos do Curso Técnico, onde puderam conhecer, na prática, experiências voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.

 

Entre os trabalhos apresentados destacaram-se o Manejo Integrado de Pragas, o uso de caldas e defensivos naturais, o saneamento básico no meio rural, plantas de adubação verde, o sistema de criação de suínos ao ar livre e chiqueiro seco, métodos de avaliação e manejo conservacionista do solo, produção de húmus e o cultivo de morangos em calhas de bambu com substrato orgânico.

 

Os resultados alcançados pela escola nos últimos anos surpreenderam positivamente pais, visitantes e autoridades, evidenciando o compromisso da Casa Familiar Rural com a formação de jovens preparados para atuar no campo de forma sustentável, inovadora e comprometida com o desenvolvimento da agricultura familiar.

 

A direção, professores e estudantes agradecem a presença de todos os participantes e destacam que momentos como este fortalecem os laços entre família, escola e poder público. As parcerias construídas ao longo dos anos e reforçadas durante o encontro são fundamentais para ampliar oportunidades aos jovens e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável de Cândido de Abreu.

 

Texto e fotos: reprodução/assessoria

Comentários