Cotidiano

Primeira onda de frio do inverno chega com geada e temperaturas de -2°C no Paraná

A primeira onda de frio do inverno de 2026 já tem data para atingir o Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma nova frente fria avança sobre o estado a partir de segunda-feira (22), provocando chuva em todas as regiões e abrindo caminho para uma intensa massa de ar polar. Entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), os termômetros poderão registrar até -2°C em cidades da região Sul do estado, com possibilidade de geadas amplas.

 

Mesmo com o retorno do tempo firme neste domingo (21), as temperaturas não devem subir significativamente durante o fim de semana. Uma massa de ar frio e seco manterá o clima mais ameno em todas as regiões.

 

O inverno começa oficialmente às 5h24 de domingo. Logo nos primeiros dias da nova estação, uma nova frente fria deve provocar mudanças significativas nas condições climáticas.

 

A previsão do Simepar indica chuva em todas as regiões do Paraná na segunda-feira. Na sequência, a chegada de uma forte massa de ar polar fará as temperaturas despencarem.

 

Entre quarta e quinta são esperados novos recordes de temperatura mínima em diversas cidades paranaenses. O risco de geada será maior na metade Sul do estado.

 

Apesar do frio intenso previsto para o início da estação, a tendência climática para os próximos meses aponta um cenário diferente.

 

Segundo o Simepar, o inverno de 2026 deverá terminar com temperaturas médias acima do padrão histórico e volumes de chuva superiores à média em boa parte do Paraná. Isso significa que, mesmo com a ocorrência de ondas de frio e geadas, a estação será marcada por períodos mais quentes e mais chuvosos do que o normal.

 

Texto e foto: reprodução/GMC Online, com edição NH Notícias

Comentários