Cotidiano

Jovem que perdeu movimentos após ser atingida por galho em Curitiba vai receber polilaminina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, na manhã desta terça-feira (16), a aplicação da polilaminina na jovem Ana Beatriz Stubinski, de 22 anos, que perdeu os movimentos das pernas após ser atingida por um galho de árvore na Praça Osório, em Curitiba. A previsão é que a substância experimental chegue ao Paraná e seja aplicada até o fim da tarde desta terça-feira (16), trazendo uma nova perspectiva para a recuperação da jovem.

 

A polilaminina é uma proteína sintética desenvolvida no Brasil e que ainda se encontra em fase de estudos. O composto possui potencial para estimular a regeneração de nervos e tecidos lesionados na medula espinhal. De acordo com os pais da paciente, a liberação do tratamento representa uma nova chance de reabilitação. O caso é tratado como excepcional, uma vez que exames apontaram uma lesão completa na medula de Ana Beatriz, condição que a medicina tradicional aponta com histórico de no máximo 9% de probabilidade de reversão dos movimentos ou da sensibilidade.

 

O coordenador do laboratório Cristália, Mitter Mayer, explicou que a empresa produz a substância em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que a paciente será avaliada pela equipe médica. Ele ressaltou que o uso compassivo de medicamentos experimentais é indicado justamente quando uma doença é considerada intratável ou incurável. O trâmite exige que o laboratório concorde com a doação do composto e submeta o processo à aprovação da Anvisa, comprovando a ausência de outras opções terapêuticas e apresentando o histórico clínico detalhado.

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou nesta terça-feira (16) uma operação especial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para atender a paciente que sofreu um grave acidente enquanto passeava com a família em Curitiba.

 

Uma aeronave do Governo do Estado decolou do Aeroporto do Bacacheri, na Capital, na tarde desta terça-feira (16) para buscar o medicamento experimental polilaminina e os profissionais responsáveis pelo procedimento que será realizado no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

 

A operação prevê deslocamentos ao Rio de Janeiro e a Foz do Iguaçu para transportar o medicamento e os especialistas envolvidos no programa de uso compassivo do medicamento. O retorno a Curitiba está previsto para a noite desta terça-feira (16), quando deverá ocorrer a aplicação do produto.

 

A paciente Ana Beatriz está internada no Hospital do Trabalhador desde o último sábado (13). Ela foi atingida por um galho de árvore e deu entrada na unidade em estado gravíssimo, com risco iminente de morte.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários