Cotidiano

Torcida japonesa repete tradição e limpa arquibancadas após jogo na Copa

O bom desempenho do Japão em campo no empate por 2 a 2 com a Holanda, nesse domingo (14) foi destaque, mas, fora das quatro linhas, a torcida voltou a chamar atenção pelo comportamento.

 

Como já virou rotina em Copas do Mundo, os torcedores japoneses permaneceram no estádio após o fim da partida, em Dallas, para recolher o lixo antes de ir embora.

 

Com sacos plásticos azuis nas mãos, levados por eles mesmos, os torcedores juntaram copos, papéis e garrafas deixados nas arquibancadas.

 

A limpeza não se limitou aos lugares ocupados por japoneses: eles também recolheram resíduos de outros setores do estádio.

 

A atitude faz parte da cultura do Japão. Limpar o ambiente é entendido como um gesto de respeito e gratidão ao país que organiza o evento.
O comportamento é incentivado desde a infância. Nas escolas japonesas, as próprias crianças são responsáveis por organizar e limpar salas de aula e áreas comuns.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários