Cotidiano

EUA e Irã acertam acordo de paz

Os Estados Unidos e o Irã chegaram nesse domingo (14) a um acordo para encerrar a guerra e reabrir o Estreito de Ormuz.

 

Os detalhes do acordo não foram divulgados imediatamente. O Paquistão, principal mediador, afirmou que a assinatura ocorrerá na sexta-feira (19), na Suíça. Questões como o programa nuclear iraniano deverão ser abordadas posteriormente.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que um acordo havia sido alcançado e disse ter autorizado o fim do bloqueio naval americano aos portos iranianos no Estreito de Ormuz, imposto em retaliação ao controle do Irã sobre essa importante via navegável.

 

“Parabéns a todos!”, escreveu Trump nas redes sociais, acrescentando: “Por meio deste, autorizo ​​integralmente a abertura do Estreito de Ormuz sem pedágio e, simultaneamente, autorizo ​​a remoção imediata do bloqueio naval dos Estados Unidos.”

 

Os EUA já haviam declarado que iriam aliviar o bloqueio aos portos iranianos com a reabertura do estreito e que concordariam em flexibilizar as sanções para permitir que o Irã vendesse mais petróleo e fortalecesse sua economia debilitada.

 

O Irã afirmou que a previsão de reabertura do Estreito de Ormuz é de até 30 dias. A informação é da agência Mehr, ligada ao regime iraniano.

 

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, confirmou o acordo na televisão estatal, mas afirmou que o Irã não começaria a implementá-lo até que fosse assinado na sexta-feira.

 

Gharibabadi disse ainda que que a previsão é de um acordo final em um prazo de 60 dias.

 

Após o anúncio do acordo de paz entre EUA e Irã, com a reabertura do Estreito de Ormuz, o preço do barril de petróleo caiu.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários