Agronegócio
Paraná lança CEP Rural e sistema de rotas por GPS

O Governo do Paraná dá um salto histórico na modernização do campo com o lançamento dos projetos CEP Rural e Rota Rural. As iniciativas, apresentadas oficialmente nessa terça-feira (10) pelo governador em exercício Darci Piana durante o Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel, utilizam tecnologia de ponta do Google para garantir endereço digital e rastreabilidade para mais de 300 mil propriedades rurais em todo o Estado.
Desenvolvido pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e pela Superintendência Geral de Ordenamento Territorial (SOT), os projetos transformam o Paraná no primeiro estado do País a integrar o sistema Plus Code, do Google, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na prática, isso significa que propriedades que antes não tinham uma identificação oficial agora passam a ter um “endereço digital” único, facilitando desde a entrega de encomendas até o socorro médico e a segurança pública.
O CEP Rural funciona através de códigos alfanuméricos curtos que representam uma localização geográfica exata. O lançamento no Show Rural marca o início da apresentação da tecnologia ao setor. A partir de março, a ferramenta será disponibilizada de forma integral para o público dentro do aplicativo Paraná + Sustentável, também lançado nesta terça-feira. Na plataforma, o produtor poderá gerar e gerenciar seu próprio endereço digital. O serviço será gratuito.
A meta é que 80% das propriedades paranaenses tenham seu Plus Code em até dois anos. A estimativa é que a ferramenta reduza em 15% os custos logísticos no primeiro ano e diminua em 20% o tempo de resposta para ocorrências de segurança e saúde nas áreas rurais.
Complementando o endereçamento, o projeto Rota Rural foca na inteligência logística. Enquanto o CEP Rural identifica o ponto exato da propriedade, a Rota Rural oficializa o mapeamento das estradas vicinais e caminhos internos. Atualmente, usuários de aplicativos convencionais sofrem com rotas equivocadas que levam a caminhos inexistentes ou trajetos intransitáveis. Com a Rota Rural, o Paraná elimina essa margem de erro, beneficiando também o turismo rural, garantindo que visitantes cheguem a pousadas e vinícolas com precisão.
Com o mapeamento oficial, o Governo do Estado também facilita o escoamento da safra e otimiza serviços como o transporte escolar e a coleta de leite. “A Rota Rural é o mapa digital que garante que o motorista da cooperativa ou o ônibus escolar utilize o caminho mais seguro e eficiente, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste da frota”, explica o superintendente de Ordenamento Territorial, Benno Doetzer.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias







Comentários