Cotidiano
Resultado do Aprova Paraná Universidades realiza sonho de estudantes paranaenses

Maria Eduarda Bueno (18 anos) vai realizar o sonho de entrar na universidade. A estudante está entre as classificadas para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do programa Aprova Paraná Universidades. O resultado provisório da seleção foi publicado nessa sexta-feira (6), no site do programa.
“Foi uma maravilha. Fiquei muito feliz por ter sido pelo Aprova Paraná Universidades, que me deu essa chance maravilhosa de começar minha vida e minha carreira com o pé direito”, celebra. A trajetória escolar da jovem foi toda trilhada na rede pública. Do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, Maria estudou no Colégio Estadual Cívico-Militar (CCM) Cora Coralina, em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá.
Foi por meio da direção do colégio que ela conheceu o Aprova Paraná Universidades, programa do Governo do Estado que garante a reserva de até 20% das vagas nas universidades estaduais para estudantes de escolas públicas. Conforme a jovem, o fato de ter estudado em um colégio cívico-militar também contribuiu diretamente para o resultado.
“Fiquei sabendo sobre o Aprova Paraná Universidades por conta da direção do Cora, que me informou sobre o programa. É um colégio cívico-militar que foi muito bom para mim, porque me ensinou muito sobre disciplina, pontualidade e oratória”, relata.
A partir do dia 20 de fevereiro, a estudante poderá efetuar a matrícula na UEM. O início das aulas na universidade está previsto para 9 de março, quando a jovem, enfim, realizará o sonho de estudar na universidade. “A UEM é maravilhosa, uma universidade muito boa. Sempre vejo vídeos sobre a UEM e pesquiso sobre ela. Meu maior sonho era entrar lá”, afirma.
O Aprova Paraná Universidades é um programa desenvolvido em parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed-PR) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR). Neste ano, 13,4 mil estudantes realizaram 24,2 mil inscrições (cada estudante pode se candidatar a até dois cursos) – para 3.757 vagas em 1,3 mil cursos de nível superior das sete universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, UENP, Unioeste, Unicentro e Unespar).
Os candidatos concorrem com a nota da Prova Paraná Mais, avaliação realizada para alunos da rede estadual em novembro do ano passado.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias







Comentários