Região
Passageira é flagrada com mais de 90 ampolas de tirzepatida contrabandeadas em aeroporto do Paraná

Uma passageira foi flagrada com mais de 90 frascos de tirzepatida, medicamento injetável usado no Mounjaro, contrabandeados no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A apreensão ocorreu na manhã desse domingo (25), durante fiscalização da Polícia Federal (PF).
Segundo a PF, a mulher, de nacionalidade paraguaia, tentava embarcar para São Paulo quando teve as bagagens vistoriadas. No interior das malas, os policiais encontraram dezenas de frascos de medicamentos introduzidos no país sem autorização dos órgãos competentes.
Segundo a Receita Federal, os medicamentos são tirzepatida, usada no tratamento de obesidade e diabete. O medicamento atua no controle da glicose no sangue e interfere nos mecanismos que regulam a fome.
Na quarta-feira (21), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida de duas marcas específicas: Synedica e TG, conhecidas nas redes sociais como as chamadas “canetas do Paraguai”.
Os frascos apreendidos com a passageira eram da marca TG, segundo a Receita Federal.
Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias








Comentários