Agronegócio
Sistema de agricultura do Paraná é reforçado com 324 novos servidores e entrega de 250 veículos

O Governo do Estado está reforçando o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), conjunto de órgãos e entidades do governo que atuam de forma integrada para planejar e executar políticas públicas voltadas ao agronegócio paranaense.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior deu posse, nessa segunda-feira (26), a 324 novos servidores que vão atuar nos órgãos do Seagri, além de entregar os primeiros 250 de cerca de 600 veículos adquiridos para dar agilidade aos trabalhos de campo.
Estão sendo contratados engenheiros agrônomos, ambientais e civis, administradores, assistentes sociais, economistas, técnicos de manejo e meio ambiente e profissionais de outras áreas. Eles ingressam como servidores da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) – além desses três órgãos, o Seagri é formado também pelas Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa).
A posse oficial e entrega de veículos ocorreu durante um grande evento no Palácio Iguaçu, marcado também pelo lançamento dos programas Paraná Conectado e Se liga aí, Paraná. O governador ressaltou que o ingresso dos novos profissionais marca mais um avanço para a agricultura paranaense, garantindo maior presença técnica nos territórios e mais apoio para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do Estado.
Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, a atuação dos novos servidores vai permitir o planejamento e execução de políticas públicas voltadas ao agronegócio, abrangendo agricultura familiar, produção, inovação, defesa agropecuária e desenvolvimento sustentável.
“A entrada de novos técnicos fortalece o agronegócio do Paraná. Eles permitem uma proximidade com os produtores rurais, trabalhando na assistência técnica, extensão rural, na pesquisa e na defesa sanitária e agropecuária”, afirmou Nunes. “Isso tem feito a diferença na agricultura paranaense, que é uma das mais produtivas do Brasil e chega a mais de 170 países ao redor do mundo”.
A entrega dos mais de 600 veículos ao Siagri beneficiará diretamente os produtores rurais paranaenses, fortalecendo a capacidade operacional dos órgãos envolvidos, ampliando o atendimento no campo e contribuindo para o aumento da produtividade, da sustentabilidade e da competitividade do agronegócio no Estado.
Texto e fotos: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias








Comentários