Agronegócio

Agricultor é morto a tiros dentro de casa durante ação policial

O agricultor Marcos Nornberg (48 anos) foi morto a tiros dentro da própria residência na madrugada dessa quinta-feira (15), na zona rural de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. A ação foi realizada pela Brigada Militar (BM) na Estrada da Cascata, uma área agrícola afastada do perímetro urbano, onde a vítima vivia e trabalhava como produtor de morangos e milho.

 

Segundo a BM, a operação foi deflagrada após informações repassadas pela Polícia Militar do Paraná, que prendeu dois suspeitos de um roubo com refém ocorrido em Pelotas. Esses presos teriam indicado, por meio de geolocalização, que a propriedade de Nornberg seria um esconderijo de armas e veículos roubados de uma quadrilha.

 

No entanto, nenhuma das suspeitas se confirmou. O próprio comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, reconheceu que os dados repassados estavam incorretos e classificou o episódio como um “grande mal-entendido com desfecho trágico”. No local, não foram encontrados veículos roubados nem arsenal criminoso.

 

A versão da polícia afirma que os agentes se depararam com Nornberg armado e que ele teria desobedecido ordens e disparado, provocando um confronto. Após o tiroteio, os policiais apreenderam uma carabina semiautomática e cerca de R$ 27 mil em dinheiro dentro da casa.

 

Já a família apresenta uma versão diferente. A viúva diz que o casal dormia quando a casa foi invadida, que os policiais não se identificaram e que eles acreditaram se tratar de criminosos. Ela também relata agressividade por parte dos agentes durante a ação.

 

Texto e foto: reprodução/Canal Rural, com edição NH Notícias

Comentários