Agronegócio
Paraná dobra produção de cogumelos em dez anos

O Paraná mudou a realidade da produção de cogumelos nos últimos 10 anos. Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) apontam que os produtores do Estado colheram 982 toneladas em 2024, um crescimento de 106% em relação a 2014. O salto é ainda mais relevante porque o levantamento atual inclui apenas cogumelos champignon e shitake, e a análise anterior incluía mais variações do fungo.
O alto crescimento está diretamente relacionado à capacidade de organização de pequenos produtores em cooperativa e aposta na qualidade do produto frente a um aumento do consumo. Alguns dos destaques são a certificação orgânica e aposta na venda in natura.
Duas regiões do Paraná dominaram 89% da produção no Estado. Em primeiro, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com 545.220 quilos, com destaque para as cidades de São José dos Pinhais (246.200 kg) e Tijucas do Sul (184.000 kg). Os Campos Gerais também têm produção relevante, com 334.661 quilos, sendo Castro a cidade com colheita dominante (262.500 kg), e Palmeira aparece na sequência com 63.000 kg. Os dados são da safra 2023/2024.
As condições de produção do cogumelo precisam de ambiente úmido e frio, clima característico das cidades da RMC e Campos Gerais. Em locais mais quentes, a refrigeração é ainda mais rígida, o que muda o perfil para grandes produtores de cogumelos em larga escala. Ainda que a tecnologia avance com climatização e automatização, o clima característico dessas regiões contribuiu para que pequenos produtores de agricultura familiar entrassem no negócio.
De acordo com a Agência Nacional de Produtores de Cogumelo (ANP), estima-se que 80% dos produtores brasileiros de cogumelos são micro e pequenos agricultores familiares. Um incentivo para estes produtores é a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para os cogumelos in natura. Já os industrializados têm 12% de ICMS e 4% de PIS e Cofins.
A produção de cogumelos é delicada. Para ter resultado de qualidade, é fundamental que o produtor busque conhecimento técnico e invista em climatização para as estufas do fungo.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias








Comentários