Agronegócio

Adapar orienta produtores do Noroeste sobre aplicação adequada de agrotóxicos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) conduziu de 28 de julho e 1º de agosto a Operação Agro+ nos municípios que fazem limite com Marialva, cidade do Noroeste paranaense, reconhecida como o maior produtora de uva do estado.

 

O objetivo da operação é promover a aplicação adequada de agrotóxicos, priorizando a eficiência no controle de pragas e doenças, em paralelo à redução da deriva, fenômeno que pode causar danos a culturas sensíveis e ao meio ambiente. A deriva ocorre quando o defensivo aplicado em uma lavoura é transportado pelo vento ou por condições climáticas adversas para áreas vizinhas não alvo.

 

Com 26 servidores da autarquia envolvidos, a operação também teve a participação de representantes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As ações envolvem o acompanhamento das atividades para conhecer o trabalho de inspeção de pulverizadores realizado pela agência.

 

A escolha da região de Marialva e seus municípios vizinhos, como Sarandi, Maringá, Bom Sucesso, Itambé, Mandaguari, Astorga e Floresta, todos do Noroeste, não é aleatória. A expressiva produção de uva no município, que em 2023 registrou mais de 10 mil toneladas colhidas e um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 70,4 milhões, torna a área particularmente sensível à deriva de agrotóxicos. Além da viticultura, a região também possui outras culturas importantes, como a sericicultura (criação de bicho-da-seda), extremamente vulnerável a aplicações inadequadas de defensivos agrícolas.

 

Durante a operação, fiscais da Adapar inspecionaram pulverizadores agrícolas, verificando as condições gerais de manutenção dos equipamentos, a qualidade das pontas de pulverização e a presença de manômetros para controle do tamanho da gota. Além da fiscalização, a equipe ofereceu suporte técnico para a correção de eventuais irregularidades e orientou sobre as melhores técnicas de aplicação dos produtos de proteção contra pragas.

 

A Operação Agro+ de 2025 representa a continuidade de um trabalho da Adapar na região. Em 2023, foi realizada uma grande operação de fiscalização de pulverizadores em Astorga e Marialva, na qual aproximadamente 260 equipamentos foram inspecionados. O resultado foi uma significativa melhoria na qualidade dos pulverizadores, e a constatação de que mais de 90% dos maquinários apresentavam condições adequadas para a aplicação de defensivos agrícolas.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários