Cotidiano

Paraná libera mais 77 leitos para atender pacientes de doenças respiratórias

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior inaugura nesta quarta-feira (16),   a reforma do pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo, de Guarapuava (região central). Guarapuava, 16/10/2019 -  Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Como parte das ações estratégicas para ampliar a capacidade de internação hospitalar durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) autorizou, nessa quinta-feira (12), a abertura de 77 novos leitos em hospitais das regiões Oeste e Norte do Paraná. A medida dá sequência a um plano de contingência elaborado pelo Estado responsável pela abertura de outros 58 leitos que já recebem pacientes.

 

Os novos leitos são nos municípios de Medianeira, Cascavel, Toledo, Apucarana e Arapongas, com foco especial na assistência a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que têm afetado principalmente o público infantil.

 

“O momento exige respostas rápidas e coordenadas. A abertura desses leitos reforça a rede hospitalar em regiões estratégicas e garante que nenhum paranaense fique sem atendimento quando mais precisa. É uma ação emergencial, mas que também revela o compromisso do Estado com a saúde pública de qualidade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

Na região Oeste, a expansão contempla 38 leitos. O Hospital de Clínicas de Medianeira vai habilitar dez leitos de enfermaria adulto. Em Toledo, o Hospital Regional contará com oito novos leitos, sendo quatro de UTI adulto e quatro de enfermaria adulto, enquanto o Hospital Associação Beneficente de Saúde (Hoesp) ampliará a estrutura com 12 leitos, divididos entre UTI adulto, enfermaria adulto e enfermaria pediátrica.

 

Já em Cascavel, o Hospital de Retaguarda ativará mais oito leitos de UTI adulto, ampliando a capacidade para casos mais graves.

 

No Norte do Estado, o Hospital da Providência, em Apucarana, passa a contar com 12 novos leitos de enfermaria pediátrica. Em Arapongas, o Hospital Norte do Paraná (Honpar) será responsável pela ativação de 32 leitos, sendo 15 de UTI adulto e 17 de enfermaria adulto, contribuindo de forma significativa para a rede de atendimento da região.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários