Cotidiano

Vírus respiratório preocupa a China

O aumento dos casos de metapneumovírus humano (HMPV) na China, especialmente entre crianças, deixou as autoridades locais em estado de alerta. Assim, o Centro de Controle de Doenças (CDC) da China recomendou à população a adoção de medidas de saúde e higiene.

 

O número crescente de casos levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a emitir um comunicado oficial sobre a doença, nessa terça-feira (7). Na nota, a OMS informa que trabalha em conjunto com as autoridades chinesas para conter os casos e evitar o aumento nas taxas de infecção.

 

A doença também está no radar das autoridades de saúde do Brasil. Ainda na terça-feira, o Ministério da Saúde informou que acompanha o surto do vírus respiratório na China, que tem afetado principalmente crianças.

 

De acordo com o Portal R7, embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo por especialistas, a pasta afirmou ser importante reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias.

 

Segundo especialistas da OMS, o metapneumovírus não representa uma “nova ameaça”, já que é um vírus conhecido. A preocupação recente se deve ao aumento de infecções, sobretudo entre crianças e adolescentes na China.

 

Texto e foto: reprodução/RIC.com.br, com edição NH Notícias

Comentários