Cotidiano

Novo ambulatório agiliza fila para cirurgias no Hospital Regional de Ivaiporã

Instalações do Hospital Regional de Ivaiporã que terá 104 leitos, sendo 10 reservados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico e enfermarias.
Ivaipora, 14/04/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Hospital Regional de Ivaiporã, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta semana os atendimentos para os serviços cirúrgicos dos pacientes da região do Vale do Ivaí. Com o novo ambulatório especializado agora em funcionamento para consultas pré-cirúrgicas, a unidade hospitalar passa agora por uma nova etapa, ampliando a oferta dos serviços aos pacientes dos municípios da região.

 

Já foram atendidos pacientes dos municípios de Santa Maria do Oeste, Lidianópolis, Jardim Alegre, São João do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Cruzmaltina, Manoel Ribas, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Mato Rico, Rosário do Ivaí e Ivaiporã. Sessenta pessoas passaram pelas avaliações médicas, em sua maioria na especialidade de ginecologia. Grande parte dos encaminhamentos cirúrgicos foi para histerectomia, laqueadura e colpoperineo.

 

As consultas ambulatoriais são realizadas previamente às cirurgias e são necessárias para a constatação dos procedimentos e encaminhamento médico. O início da agenda para as cirurgias, nas três salas do centro cirúrgico, está previsto para o mês de setembro. Estão previstos ainda neste mês mais 340 consultas para cirurgias urológica, geral, otorrinolaringologia, ortopedia e vascular, com exame de ecodoppler.

 

A modelagem de gestão pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), que atualmente administra o hospital, foi implantada em janeiro. Desde então foram cumpridas as etapas administrativas obrigatórias e legais.

 

“A ampliação destes serviços foi uma determinação do governador Ratinho Junior, que está avançando no processo de ampliação de serviços e descentralização da saúde, possibilitando a redução das filas de espera. Desde o início do ano estamos agilizando o processo burocrático, exigências legais que precisam ser cumpridas, para efetivar o quanto antes os atendimentos à população”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários