Agronegócio
Brasil exporta mais de 21 mil bois vivos para Turquia
O Porto de São Sebastião, localizado no Litoral de São Paulo, iniciou o embarque de 21.084 bois vivos com destino à Turquia no fim de semana.
Na operação, acompanhada pelos profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estão sendo transportados animais da raça brangus, que é resultado do cruzamento entre o aberdeen angus e os zebuínos nelore, tabapuã, brahman, entre outros.
O procedimento está a cargo dos auditores fiscais federais agropecuários e agentes de atividades agropecuárias pertencentes a duas divisões do Mapa: o Departamento de Saúde Animal (DSA) e a Coordenação Geral da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
O trajeto entre EPEs e o porto não deve exceder 12 horas, enquanto a viagem Brasil-Turquia (destino principal) pode durar de 18 a 20 dias.
A operação de embarque dos bois terá duração de uma semana. Somente em 2023, o Porto de São Sebastião realizou oito embarques, todos com destino à Turquia, totalizando cerca de 70 mil animais.
As exportações podem ser para engorda, abate imediato ou para reprodução. No caso dos animais que estão sendo embarcados nesta semana, o destino será a engorda.
O Brasil também exporta bois vivos para diversos outros países, como Egito, Iraque, Palestina, Angola, Argélia, Bolívia, Camboja, Congo, Emirados Árabes Unidos, Equador, Ilhas Maurício, Jordânia, Líbano, Irã, Marrocos, Moçambique, entre outros.
Texto e foto: reprodução/Canal Rural, com edição NH Notícias
Comentários