Cotidiano

Morre Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná

O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte de Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na manhã deste domingo (30) aos 75 anos, vítima de infarto em São Luiz do Maranhão.

 

Ele foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991, com papel de destaque na Assembleia Constituinte Estadual. Em abril de 1991 foi nomeado para o TCE, onde ficou até 2022, com a aposentadoria compulsória.

 

Na Corte de Contas, exerceu a Presidência em dois períodos: de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Foi vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012; e corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e em 1995.

 

Segundo o TCE-PR, no primeiro mandato, ele ajudou a consolidar a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal, e logo em seguida instituiu o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos.

 

“Artagão sempre foi um homem público muito dedicado e que marcou o seu nome na história do Paraná e do Tribunal de Contas, que exerce um papel fundamental para a sociedade. Meus sentimentos a todos os familiares e ao meu amigo Artagão de Mattos Leão Junior nesse momento difícil”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

O governador em exercício Darci Piana também lamentou a morte. “Artagão ficou mais de 30 anos no Tribunal de Contas, sempre com uma conduta séria, honesta e transparente. Grande conhecedor da gestão pública, deixará um legado imenso para o Estado do Paraná”, afirmou.

 

Natural de Inácio Martins, na região Centro-Sul do Paraná, Artagão de Mattos Leão tinha 75 anos, era bacharel em Direito pela UFPR e deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior, que está em seu sexto mandato como parlamentar.

 

Texto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Foto: reprodução

Comentários