Cotidiano
Volvo expande centro de distribuição no Paraná para atender o Brasil e América Latina

O Grupo Volvo concluiu a ampliação do seu Centro de Distribuição de Peças em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A estrutura abastece a operação da empresa em toda a América Latina e faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,5 bilhão da multinacional no Brasil entre 2023 e 2025, sendo R$ 881 milhões apenas no Paraná, após um acordo firmado com em 2022 no âmbito do programa Paraná Competitivo.
Com 10 mil metros quadrados de área adicional, a estrutura agora conta com 43 mil metros quadrados de área construída, o que faz dela a terceira maior instalação da Volvo no mundo dedicada ao recebimento e envio de peças de reposição. É dela que saem componentes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores para abastecer 270 pontos espalhados pelo Brasil e América Latina, entre concessionárias, distribuidores e centros autorizados da marca.
Segundo o presidente da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Estado, Eduardo Bekin, a expansão reforça a parceria de sucesso da Volvo com o Estado, contribuindo com o desenvolvimento econômico regional. “A Volvo é uma parceira estratégica do Paraná e tem contribuído com o desenvolvimento do Estado há décadas. Essa ampliação do centro de distribuição não é apenas uma expansão física, mas um salto tecnológico e logístico que fortalece ainda mais o papel do Paraná como hub de distribuição para toda a América Latina”, afirmou.
“O Paraná tem se destacado como centro logístico nacional e regional, e isso tem sido determinante para atrair investimentos. Além da localização privilegiada e da infraestrutura, o programa Paraná Competitivo tem oferecido condições que impulsionam a instalação e expansão de empresas como a Volvo”, acrescentou Bekin.
O centro abastece cerca de 270 pontos entre concessionárias, distribuidores e centros autorizados espalhados pelo Brasil e América Latina, com componentes para caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores. Atualmente, mais de 4,5 milhões de peças, de 60 mil itens diferentes, são movimentados pelo armazém, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. A distribuição é feita por via rodoviária, aérea e fluvial.
Com a ampliação, a área de armazenagem passou a ser de 35 mil metros quadrados. Também foi construído um novo espaço coberto de 3 mil metros quadrados para proteger materiais e processos das intempéries. O número de posições de armazenagem saltou de 60 mil para 65 mil.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários