Cotidiano

Umidade relativa do ar fica abaixo de 40% no Paraná nos próximos dias

Entre Curitiba e o Litoral do Paraná, a concentração de nuvens segue alta nesta quarta-feira (14) com chuviscos ocasionais. Nos próximos dias a situação na região vai mudar e ficará parecida com o que acontece no Sudoeste, Oeste e Noroeste do Paraná neste mês de maio: o tempo seco tomará conta de quase todas as regiões do Estado e a umidade relativa do ar vai baixar. A condição de redução da umidade permanecerá crítica, principalmente no período da tarde, até a terça-feira (20).

 

A partir desta sexta-feira (16), no Sudoeste, Oeste e Noroeste, até o Norte, os índices de umidade já devem ficar abaixo dos 40%, podendo chegar abaixo de 30% em algumas regiões. No fim de semana essa condição deve se espalhar para praticamente todo o Paraná, com exceção do Litoral.

 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma movimentação de massas de ar favorece essa condição. O conceito de massa de ar está associado a um grande volume de ar com características de temperatura e umidade bastante semelhantes.

 

A mudança na direção dos ventos aumentou a nebulosidade entre a região central e o Leste do Paraná, inclusive com registro de garoa e chuva fraca ocasional até esta quarta-feira. Mas esta umidade não conseguiu avançar para as regiões Oeste e Noroeste, que tiveram umidade relativa do ar na faixa de 50% a 60% nos últimos dias, no período da tarde.

 

Uma nova mudança na direção dos ventos deve transportar um ar mais seco e piorar as condições de umidade. “A direção dos ventos deve passar a predominar do quadrante norte, e dessa forma transporta um ar mais seco, proveniente da massa de ar que predomina sobre o Centro-Oeste do país em direção ao Paraná”, explica o meteorologista.

 

Por conta dessa mudança, a partir de sexta-feira, no Sudoeste, Oeste e Noroeste, até o Norte, principalmente no período da tarde, os índices de umidade já devem ficar abaixo dos 40%, podendo chegar abaixo de 30% em algumas regiões. No final de semana essa condição deve se espalhar para praticamente todo o Paraná, com exceção da região litorânea, onde em função da proximidade com o oceano, normalmente os índices de umidade costumam ficar mais altos.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários