Cotidiano
Trump anuncia ataque a três usinas nucleares do Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em suas redes sociais um anúncio de ataque a três usina nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. De acordo com ele, os bombardeios foram realizadas por militares norte-americanos, que já estariam fora do espaço aéreo do país. O principal alvo das bombas teria sido a usina de Fordow.
“Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora de paz!”, afirmou Trump, que classificou a missão como um grande sucesso.
Mais cedo, nesse sábado, a Forças Armadas do Iêmen ameaçaram atacar barcos dos Estados Unidos (EUA) que trafeguem no Mar Vermelho caso o governo de Donald Trump decidisse entrar diretamente na guerra entre Israel e Irã.
Em comunicado, o porta-voz do Exército do Iêmen, Yanya Saree, disse que os militares estarão de prontidão para atacar os navios comerciais e de guerra dos EUA na região.
O secretário-geral Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, classificou os ataques dos EUA ao Irã como uma “escalada perigosa em uma região já em perigo – e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais”.
“Estou gravemente alarmado com o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã hoje”, disse Guterres em uma publicação no X.
Texto e foto: reprodução/Ag. Brasil, com edição NH Notícias
Comentários