Cotidiano

Tornado causa destruição no Rio Grande do Sul

A equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul avaliou o fenômeno ocorrido na tarde da última sexta-feira (9), entre às 14h50 e às 15h10, na cidade de Erval Grande, no norte do estado, e classificou o fenômeno como um tornado.

 

Segundo a prefeitura do município, o temporal com ventos acima de 93 quilômetros por hora impactou a zona rural do município. Mais de duzentas casas foram destelhadas e 55 famílias ficaram desabrigadas.

 

A assessoria de imprensa da cidade informou que 150 propriedades rurais tiveram prejuízos e trinta hectares com eucalipto foram completamente danificados. Também houve danos na rede elétrica e quedas de árvores.

 

O fenômeno ocorreu após o transporte de calor e umidade vindos do Norte do país, aliado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria. A passagem deste fenômeno provocou intensas rajadas de vento.

 

“Estes tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos, que culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas, também com potencial para a formação de fenômenos como frentes de rajada, micro explosões, tornados e trombas d’água”, informou a Defesa Civil.

 

Texto e fotos: reprodução/Canal Rural, com edição NH Notícias

Comentários