Cotidiano

Tempestades com raios e granizo se afastam do Paraná nesta quarta (27)

As imagens da precipitação de granizo no município de Castro na manhã desta terça-feira (26) são impactantes. A Defesa Civil paranaense presta apoio ao município no atendimento a todos os moradores e comerciantes que tiveram suas propriedades prejudicadas, e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) segue acompanhando a movimentação da frente fria que causou chuva em praticamente todas as regiões do Estado.

 

A previsão é de que, durante a noite, a chuva vá perdendo força e nesta quarta-feira (27) o sol volte a predominar no Paraná.

 

Além de Castro, também teve registro de granizo em Telêmaco Borba e cidades da Região Metropolitana de Curitiba. “Isso está associado a um sistema um pouco maior que está predominando sobre o Paraná, Santa Catarina e também São Paulo, que nós chamamos de vórtice ciclônico de altos níveis”, detalha Kneib.

 

Este sistema continua provocando chuvas até a noite de terça-feira (26), com condição para formação de granizo isolado na região Central, região Norte e Campos Gerais do Paraná. Na região Leste também há previsão de chuva moderada a forte, com condição menor para favorecer precipitação de granizo.

 

“Ao longo da quarta-feira, esse sistema meteorológico se afasta para São Paulo, para a região do Oceano Atlântico, e aí a tendência é o sol voltar a predominar no Interior, com temperaturas máximas se aproximando novamente dos 30°C. Já na Capital ocorrerá um pouco mais de nebulosidade, céu encoberto em alguns momentos e temperaturas mais amenas”, afirma Kneib.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários