Política
Senae Takaichi se torna primeira mulher a liderar o Japão

Sanae Takaichi, líder do Partido Liberal Democrata do Japão, foi eleita a primeira mulher primeira-ministra do Japão pelo Parlamento nesta terça-feira (21), em um momento marcante para o país historicamente patriarcal, onde tanto a política quanto os locais de trabalho são dominados por homens mais velhos.
Takaichi recebeu 237 votos, superando a maioria dos 465 assentos da Câmara Baixa, de acordo com funcionários da Câmara dos Deputados do Japão.
A vitória rompe o teto de vidro em um país onde os homens detêm uma grande influência e coloca o Japão, aliado próximo dos EUA, em uma forte reviravolta para a direita.
A conquista ocorre depois que o Partido Liberal Democrata, que governou o Japão durante a maior parte de sua história do pós-guerra, chegou a um acordo de coalizão com o Partido da Inovação do Japão, de direita, conhecido como Ishin.
Empossada como o 104º primeira-ministra do Japão ela irá suceder Shigeru Ishiba, que anunciou sua renúncia no mês passado para assumir a responsabilidade pelas derrotas eleitorais.
Texto e foto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias








Comentários