Cotidiano
Seca aumenta no Paraná

O Monitor de Secas de abril, divulgado nessa sexta-feira (16) pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta um aumento da seca moderada na região Sudoeste e extremo Oeste do Paraná.
O estudo é feito em parceria com a equipe do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e vem indicando um aumento gradativo da seca em algumas regiões do Estado desde dezembro, quando não havia seca relativa em toda a metade Sul do Paraná.
As cidades mais impactadas ficam nos arredores de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. O motivo é a persistência das chuvas abaixo da média.
“Já era esperado que abril de 2025 registrasse chuva abaixo da média histórica para o período devido a ausência de sistemas meteorológicos precipitantes. O agravamento da seca nessa região do estado é consequência da ausência de chuva também nos meses anteriores”, afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Os impactos são considerados de curto prazo na maior parte do estado, ou seja, com consequências maiores para a agricultura, mas podem ser considerados de curto e longo prazo no Norte e Oeste do Paraná, impactando também o abastecimento de água.
Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias
Comentários