Cotidiano
Rodovias de Manoel Ribas, Pitanga e Nova Tebas receberão grandes investimentos em concreto
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (19) seis editais para execução de obras, conservação do pavimento e serviços de operação de tráfego, chegando a quase R$ 6 bilhões em investimentos que deverão ser contratados em 2025.
Serão três novas obras rodoviárias, todas na região central do Paraná. A primeira é a pavimentação da PR 239, entre Mato Rico e Roncador, em uma extensão de 19,89 quilômetros, com investimento de R$ 119 milhões. A abertura das propostas está prevista para janeiro de 2025. “Nós já estamos finalizando o trecho que vai de Pitanga a Mato Rico e agora teremos a licitação para ligar Mato Rico a Roncador, um sonho de mais de 50 anos e que vai criar um corredor de desenvolvimento e geração de emprego para a região”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Será restaurada também em concreto, por meio da técnica de whitetopping, e ampliada a capacidade da PR 466, entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas, no território de Manoel Ribas, com extensão de 43,05 quilômetros. A abertura dos envelopes será em fevereiro, no portal de compras do Governo Federal.
Também em concreto, será restaurada e ampliada a capacidade da PR 487 e da PR 460, em uma extensão de 51,52 quilômetros, de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão, em Nova Tebas. A abertura das propostas será em fevereiro.
“Além de ser de concreto, também serão feitas terceiras faixas para aumentar a capacidade de carga dessas rodovias. Isso tudo faz parte de um projeto de reorganização da infraestrutura do Estado, fazendo com que possamos levar mais infraestrutura para acompanhar o forte crescimento registrado no Paraná nos últimos anos”, acrescentou o governador.
Estas duas últimas serão licitadas na modalidade Contratação Semi-Integrada, que prevê a elaboração de projeto executivo de engenharia e execução da obra no mesmo contrato, e tem orçamento sigiloso. Como ambas foram objeto de audiência pública, reservada para obras de grande valor, cada uma conta com orçamento acima dos R$ 200 milhões.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
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