Cotidiano

Rodovia entre Manoel Ribas e Pitanga vai receber viaduto e novo pavimento de concreto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a restauração em concreto e ampliação da PR 466 entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas em Manoel Ribas, na região central.

 

O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia e execução da obra em uma mesma empreitada. A sessão de disputa de lances está marcada para o dia 11 de fevereiro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.

 

Serão atendidos 43,05 quilômetros da rodovia utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto com espessura de 21 centímetros.

 

A pista terá duas faixas de tráfego de 3,6 metros cada e acostamentos de 2,5 metros. Nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas terceiras faixas de tráfego, também com 3,6 m, mas os acostamentos terão 1,2 m de largura.

 

Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PR 466 com a PR 487, em Manoel Ribas. A pista da PR 466 será elevada e o tráfego da PR 487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.

 

 

MAIS MELHORIAS

 

Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PR 466 novamente sendo elevada no trecho.

 

Também serão realizadas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nos demais acessos regulamentados da rodovia.

 

O prazo de execução será de 870 dias, com os primeiros 180 dedicados a estudos, análises e elaboração do projeto executivo de engenharia. Os demais 690 dias serão utilizados para realização dos serviços de restauração e ampliação.

 

Texto e vídeo: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

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