Agronegócio
Produtora de bicho-da-seda da região ganha destaque nacional

A sericultora Micheli Rocha dos Santos (33 anos), de Lunardelli, ganhou destaque nacional na programação da Rede Globo ao protagonizar a famosa campanha “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, veiculada durante os intervalos da emissora.
Nesta edição, a peça publicitária traz as etapas da produção de seda, desde o trabalho no campo com a criação dos casulos de bicho-da-seda até os produtos para o consumidor final.
A agricultora conta que recebeu um convite para participar de uma seletiva e foi indicada pela direção da Bratac, empresa do segmento de fiação de seda natural, para integrar a campanha. A gravação ocorreu em dezembro do ano passado em São Paulo, o que Micheli classificou como uma experiência inesquecível.
“Nunca viajei para longe e nunca viajei sem minha família. Tive que ir de avião sozinha. Além disso, a experiência do estúdio de gravação foi única e emocionante. E ver meu trabalho na TV me deixou muito emocionada. Nunca pensei que eu representaria a seda nacionalmente”, ressalta.
“Entre todas as mulheres que trabalham na sericultura, e não são poucas, eu fui escolhida. E representá-las nacionalmente é uma honra. Porque tem muitas mulheres batalhadoras que estão há anos na produção de seda e eu ainda estou no início. Foi uma experiência incrível”, acrescenta.
Micheli entrou no ramo da sericultora há cinco anos. Ela se interessou pelo ramo após trabalhar no Censo Agropecuário 2017/2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conhecer o potencial da atividade em propriedades de Godoy Moreira.
“Somos um conjunto de 10 famílias que moram na mesma propriedade. Antes as mulheres trabalhavam com estufa de tomates, só que começou a dar muita doença e problemas. E não tínhamos outra atividade. Quando conheci a criação de bicho-da-seda percebi o potencial da atividade e decidi implantar isso na nossa propriedade”, conta.
No começo, houve rejeição por parte de algumas pessoas, entretanto, a agricultora insistiu na ideia e hoje conta com auxílio da família. O trabalho é executado somente por mulheres que realizam o manejo do bicho-da-seda. Já os homens auxiliam com a poda das amoreiras, que servem como alimento das lagartas são folhas de amoreira plantadas em área de 1,8 alqueire, que resulta em uma produção média de 420 quilos de seda por mês.
O comercial em que a sericultora aparece é veiculado nos horários de maior audiência da Rede Globo, incluindo os intervalos das novelas e aos domingos, no intervalo do Globo Rural.
Texto e foto: reprodução/TN Online, com edição NH Notícias
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