Cotidiano

Primeiro boletim aponta que 92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nessa sexta-feira (20) pelo Instituto Água e Terra (IAT), revelou que 92% dos pontos analisados, no Litoral e nas prainhas de água doce do Interior, estão próprios para banho – 61 de um total de 66 locais.

 

Na faixa litorânea, os pontos impróprios são concentrados na foz dos rios que cortam a região (10), locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.

 

Além deles, receberam a bandeira vermelha um ponto à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá, o ponto próximo à Rua Pará, em Pontal do Paraná, e a Ponta da Pita, em Antonina.

 

Do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte , 15 áreas estão com bandeira azul para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio. A exceção são duas localidades em São Miguel do Iguaçu, que foram considerados impróprias pelo IAT.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários