Cotidiano
Pavimentação em concreto começa na duplicação da PR 466, em Guarapuava
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou nessa sexta-feira (10) os serviços de pavimentação com concreto da nova pista da duplicação da PR 466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, região Centro-Sul.
Este primeiro segmento é considerado experimental, com ensaios e análises confirmando as soluções previstas em projeto, daí sendo aplicadas ao longo da obra, que tem 11,52 quilômetros de extensão.
Outros serviços da duplicação estão avançando, com mais da metade da terraplenagem prevista na obra já executada, que são os serviços de movimentação de terra, como cortes, aterros e compactação, preparando o terreno para receber a plataforma da nova pista de pavimento rígido de concreto.
Neste momento também são executados os dispositivos de drenagem profunda de águas do trecho, e construída uma nova galeria celular de concreto.
Outro aspecto da obra que está adiantado é a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho, com a fabricação de vigas pré-moldadas de concreto que futuramente serão lançadas sobre os pilares da estrutura.
CONCRETO
Nos próximos meses serão iniciados os serviços de whitetopping da pista atual, em que o pavimento asfáltico recebe melhorias e é utilizado como base para execução de uma nova camada de pavimento rígido de concreto.
A obre prevê ainda a implantação de três retornos duplos do tipo “U”, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, além de melhoria da geometria de curvas e também nos acessos a lotes lindeiros, entre outros serviços.
O investimento é de R$ 118 milhões, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026. Os serviços começaram em setembro passado.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários