Cotidiano

Paraná está entre os estados mais casamenteiros do Brasil

ceremony wear RING

O Paraná está entre os três estados brasileiros com maior percentual de pessoas vivendo em união conjugal, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

De acordo com o levantamento, 55,3% dos paranaenses declararam viver com cônjuge ou companheiro — o que representa 5,51 milhões de pessoas. O Estado aparece atrás apenas de Santa Catarina (58,4%) e Rondônia (55,4%).

 

O levantamento mostra também mudanças na configuração familiar. Das 2,6 milhões de famílias com responsável e cônjuge, 68,8% não possuem filhos, confirmando a tendência nacional de queda nas famílias com crianças.

 

Pela primeira vez, o Brasil registrou menos da metade das famílias formadas por casais com filhos. No Paraná, 22,6% das famílias têm um filho, 7,3% têm dois e apenas 1,2% têm três ou mais.

 

O tipo de união mais comum no Paraná continua sendo o casamento civil e religioso, presente em 45,3% das uniões. Em seguida vêm as uniões consensuais — quando o casal vive junto sem registro formal — com 33,5%, número que segue em crescimento.

 

Texto e foto: reprodução/TN Online, com edição NH Notícias

Comentários