Cotidiano

Onda de calor e frente fria se chocam no Paraná nesta semana

O Paraná enfrenta uma semana de contrastes climáticos com a chegada de uma nova frente fria enquanto uma onda de calor ganha força no país. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) prevê que os dias sejam muito quentes e abafados nesta semana.

 

Ao mesmo tempo, a previsão é de que no final da semana uma frente fria chegue ao Paraná, diminuindo as temperaturas em até 10º. O resultado desse encontro deve ser um aumento da instabilidade, trazendo chuvas intensas e variações bruscas de temperatura.

 

Nos próximos dias, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o estado seguirá abafado, com pancadas de chuva isoladas e temperaturas acima da média. No entanto, no fim de semana, uma frente fria avançará pelo Sul do Brasil, trazendo um alívio temporário para o calor e aumentando o volume de chuvas.

 

Nesse domingo (16), a massa de ar quente e úmida que cobre o estado manteve as temperaturas elevadas. Já entre esta segunda (17) e terça-feira (18), a frente fria se intensificará, aumentando o risco de chuvas volumosas e tempestades em diversas áreas. Apesar disso, o clima abafado ainda deve persistir nos primeiros dias da semana.

 

Enquanto a frente fria atua sobre o Paraná, uma nova onda de calor se espalha pelo Brasil, afetando estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, antes de avançar para Goiás e Bahia. Segundo o Inmet, essa será a terceira onda de calor de 2025 e deve elevar as temperaturas em mais de 5°C acima da média climatológica em algumas regiões.

 

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias superam em pelo menos 5°C a média mensal durante cinco dias consecutivos ou mais, abrangendo uma grande área.

 

Com esses dois fenômenos climáticos atuando simultaneamente, os próximos dias serão marcados por instabilidade, sensação térmica elevada e mudanças bruscas no tempo.

 

A recomendação é acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar a atenção para possíveis tempestades e variações repentinas de temperatura.

 

Texto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias
Foto: reprodução/g1

Comentários