Agronegócio

No Show Rural, Ratinho Junior destaca protagonismo do Paraná no agronegócio

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, nessa quarta-feira (12), do terceiro dia do Show Rural Coopavel 2025, em Cascavel, Oeste do Paraná. Antes de iniciar a visita aos estandes, ele atendeu a imprensa e destacou a importância da feira para o agronegócio nacional. Além de Ratinho Junior, a visita à feira reuniu também os governadores do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e de Roraima, Antonio Denarium.

 

“Sabemos que o Paraná e o cooperativismo paranaense têm cada dia mais protagonismo no agronegócio nacional. O Show Rural, que é uma feira extremamente técnica, se consolidou como uma das maiores da América do Sul, proporcionando aos agricultores o acesso a novas tecnologias, equipamentos e metodologias de trabalho no campo”, afirma.

 

Ratinho Junior também ressaltou os avanços em infraestrutura, um dos pontos centrais de sua gestão. O maior pacote de concessão de rodovias do Brasil também foi destaque. “O novo programa de concessões prevê milhares de quilômetros de duplicações, terceiras faixas, contornos, viadutos e passarelas, além de serviços de conservação ao longo dos 30 anos de contrato. Esse é o maior investimento de todos os lotes de concessão, com quase R$ 8 bilhões em obras nas regiões Oeste e Sudoeste”, destaca.

 

A previsão é de que, ainda em março, sejam anunciados mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos em duplicações, com as concessionárias já iniciando as obras.

 

Ao longo do dia, Ratinho Junior anunciará uma série de investimentos voltados ao setor agropecuário. Entre eles, estão novas linhas de crédito para produtores rurais, um programa de inovação aberta para o desenvolvimento de tecnologia genômica aplicada ao agronegócio e avanços nos Corredores Rodoviários Sustentáveis, com a ampliação da rede de abastecimento de gás natural e biometano.

 

“O Paraná já se consolidou como o estado com o maior número de usinas de biogás no país. Das 1.500 existentes no Brasil, 600 estão aqui. Nesta região, por exemplo, há propriedades onde a geração de energia a partir do biogás já supera a renda da produção agrícola”, disse Ratinho.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários