Cotidiano

Moradores e comerciantes comemoram progresso das obras da Ponte de Guaratuba

Comerciante Rosane Maria Aguiar espera comemorar o aniversário, em abril de 2026, com a conclusão da obra da ponte de Guaratuba

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, representam a concretização de um sonho para moradores e comerciantes, que aguardam a construção do empreendimento há mais de 50 anos. Em janeiro, as obras chegaram a 38,8% de execução com o avanço nas estruturas do trecho estaiado. Um marco histórico na evolução da construção.

 

Quem acompanha diariamente as obras de perto acredita na transformação econômica e no desenvolvimento de Guaratuba e região, através da ponte. É o que relata o pescador e comerciante José Bento Pereira, que reside há 50 anos no bairro Caieiras, em Guaratuba.

 

“A gente esperava há muitos anos que isso acontecesse e nunca teve essa possibilidade. Mas agora estamos vendo com os próprios olhos os homens trabalhando dia e noite com compromisso. Então, a gente só vê que vai tudo bem e vai continuar melhor. Se já vem turista agora, com a conclusão da ponte vai vir muito mais”, destaca.

 

“Eu vim para Guaratuba aos 18 anos de idade. Eu já vi várias firmas fazendo sondagem sobre a obra em anos atrás, mas não tiveram uma palavra firme para construir a ponte. O nosso governador Ratinho levantou o peito e está fazendo. Para nós, que toda vida sonhamos que isso ia sair, estamos felizes”, declara.

 

A pescadora e proprietária do restaurante San Remo, em Caieiras, Rosane Maria Aguiar, não esconde a emoção em acompanhar a evolução das obras da ponte diariamente, há poucos metros do empreendimento. É nas largas janelas do seu restaurante, com vista para o mar, e famoso pela culinária local, que Rosane celebra dia a dia a concretização da ponte.

 

“Nasci aqui em Caieiras, nesse lugar maravilhoso, esperando por essa ponte. Faz 57 anos que minha família mora aqui. Para a gente nascer aqui no nosso bairro, como eu nasci, meu pai ia de canoa buscar uma parteira no centro de Guaratuba porque não havia acesso”, conta. “O progresso agora está vindo. Vamos fazer até melhorias no nosso comércio e com a ponte vai ser bem melhor”.

 

Renata Benvinda, moradora em Caieiras, também enaltece o trabalho realizado na construção da ponte. “Essa história da ponte sempre foi muito esperada pelos nativos. Meu pai fala que sempre ouvia falar sobre essa ponte há anos e realmente agora estamos todos felizes. Tiramos o chapéu para o governador Ratinho Junior porque ele fez dar certo. Para o Paraná inteiro essa obra fará muito bem. O sofrimento de ficar muito tempo na balsa vai acabar. Nós somos muito gratos ao governador e toda a equipe da ponte. Estamos vendo o sonho virar realidade”, explica.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários