Agronegócio

IDR-Paraná aponta dezembro saudável no campo

O boletim agrometeorológico do IDR-Paraná aponta que dezembro foi um mês com grande irregularidade de chuvas no Paraná. Na maioria das regiões as precipitações foram próximas da média histórica. No entanto, nas regiões Oeste e Sudoeste, as chuvas foram muito abaixo do esperado para o mês. Na região Sudoeste, por exemplo, a média histórica é 180 mm e choveu apenas 79 mm.

 

Dessa maneira, fruticultura, café, feijão, cana-de-açúcar e as pastagens tiveram um bom desenvolvimento no mês. O clima também favoreceu a soja, que foi afetada pela seca no passado.

 

Em alguns municípios houve distribuição irregular da precipitação. Assis Chateaubriand, no Oeste, possui média histórica de 192 mm em dezembro, no entanto choveu apenas 49,8 mm, contabilizando 142,2 mm de chuva abaixo do esperado. Guaíra, Salto Caxias, Palotina, Santa Helena, Toledo e Foz do Iguaçu, localizados no Oeste e Sudoeste do Paraná, também registraram déficit de precipitação acima de 100 mm comparado com a média histórica.

 

Por outro lado, os municípios de Guarapuava e Ponta Grossa, na região Central e Campos Gerais, registraram em dezembro de 2022 precipitações muito acima da média histórica. Em Guarapuava, por exemplo, choveu 319,2 mm, sendo que a média histórica é de 192,8 mm. Em Ponta Grossa a precipitação registrada em dezembro foi de 258,8 mm e a normalidade climatológica é de 148,5 mm.

 

Os municípios de Maringá e Cândido de Abreu, nas regiões Noroeste e Central do Estado, foram os que mais se aproximaram da média histórica, com um total pluviométrico de 174,4 mm e 153,4 mm em dezembro e média histórica de 181,1 mm e 159,8 mm, respectivamente. Em média, choveu 150,5 mm no Estado e a normal climatológica é de 174,9 mm.

 

As temperaturas também foram bastante heterogêneas no Paraná, em comparação com a média climatológica, segundo mostra o Boletim do IDR-Paraná. Em Cianorte, no Noroeste, por exemplo, a média histórica da temperatura máxima de dezembro é de 30,9°C e em dezembro de 2022 registrou 33,7°C, ficando 2,8ºC acima do esperado. No geral, as regiões mais a oeste do Estado tiveram temperaturas mais elevadas. Já em Antonina, no Litoral, a média da temperatura máxima registrada no mês foi 27,9ºC, permanecendo 2,5ºC abaixo do esperado, que é 30,4ºC.

 

EFEITO NA AGRICULTURA

 

Quanto ao efeito do clima na agricultura, observa-se que, de modo geral, as culturas tiveram um bom desenvolvimento, exceto nas regiões Oeste e Sudoeste, onde se registrou muito calor e precipitações escassas e irregulares.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR

Comentários