Cotidiano

Ganhando o Mundo se prepara para sua maior edição em 2025

Com importantes ampliações em 2024, o programa Ganhando o Mundo, lançado em 2019 pelo Governo do Paraná, é referência nacional em intercâmbio estudantil, contribuindo para transformar a educação ao levar alunos da rede estadual para experiências internacionais. Ele levou mil alunos para países de língua inglesa na América do Norte, Europa e Oceania. Eles ficaram seis meses e retornaram ao longo do ano.

 

Os alunos que participaram de edições anteriores do Ganhando o Mundo destacam que a oportunidade de imersão em culturas estrangeiras permitiu não apenas o aprimoramento no domínio de novos idiomas, mas também a convivência com hábitos, tradições e realidades sociais completamente diferentes.

 

Marcos Vinícius Bragança, aluno de 17 anos, de Abatiá, no Norte Pioneiro, retornou da Austrália em julho. “Foi mágico, uma coisa incrível. Eu tive contato com animais, lugares, pessoas, comidas e coisas que eu nunca teria no Brasil e isso me deu mais vontade de estudar, correr atrás do que eu quero, que é conhecer lugares diferentes, ainda mais agora que eu consigo entender e conversar melhor em inglês”, diz.

 

Também foi anunciada a maior edição do programa, que contemplará 1,3 mil estudantes em 2025. Eles irão para a Austrália (200 alunos), Canadá (500), Irlanda (150), Reino Unido (150) e Nova Zelândia (200), incluindo 100 estudantes de cursos técnicos agrícolas para os Estados Unidos, por meio do Ganhando o Mundo Agrícola. São estudantes da 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio. Somente na nova edição do programa, o investimento total do Governo do Estado será de R$ 106 milhões.

 

Para aqueles que se preparam para embarcar na próxima edição, a expectativa é igualmente emocionante. “Era algo que eu vinha me planejando e sonhando desde que o programa foi lançado. Fiz quase 80 horas como aluno-monitor para poder ser uma das selecionadas. Mesmo assim, não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo agora que isso vai se tornar realidade”, afirmou Gabriela Mendes da Rosa, do Colégio Professor Júlio Szymanski, de Araucária. Ela foi selecionada para estudar no Reino Unido em 2025.

 

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, explica que, além de aperfeiçoar o domínio de um novo idioma, a iniciativa também busca desenvolver habilidades interculturais e reforçar a autonomia dos jovens. “Ao preparar nossos alunos para atuar em um cenário global, o Paraná fortalece ainda mais seu sistema educacional, elevando-o a um patamar de excelência que é referência em todo o Brasil”, afirma.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários