Cotidiano

Frente fria se afasta, sistema frontal traz chuvas para o Paraná e espanta o calor

O eixo da frente fria segue atuando sobre o oceano na altura do Sudeste do País. No entanto, no Paraná essa evolução deixa o céu encoberto no Leste (Região de Curitiba e Litoral), com possibilidade de chuvas ocasionais e temperaturas amenas. Já no Oeste, o sol brilha e faz calor.

 

“Na maior parte do interior ainda segue quente, mas com chuvas previstas a partir da tarde em todos os setores. Eventos ocorrem de forma irregular, mas devem ser fortes em alguns momentos”, diz o Simepar.

 

O tempo deve ficar mais instável nesta terça-feira (11) com o deslocamento de um sistema frontal pelo oceano na altura do Paraná. Com isso, há a entrada maior de umidade no Estado o que pode ocasionar chuvas a qualquer hora do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestades para todo o Paraná, válido até as 10h dessa terça.

 

O enfraquecimento do fenômeno La Niña associado a essa frente fria ao Sul do país diminuem as temperaturas, mas aumentam o risco de eventos extremos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo fechado até quinta-feira (13), para todo o Paraná.

 

Embora a previsão de chuvas isoladas esteja em todo o território, é mais preocupante na faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul até o litoral paulista, com possibilidade de acumulados mais expressivos e ventos intensos, e para a faixa que vai do Acre e segue por todo o litoral norte do país, até Fortaleza.

 

Texto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias
Foto: reprodução

Comentários